TCU aponta risco de corrupção em 38 órgãos federais - voxnoar
Whatsapp (75) 8370-6060 / Fone (75) 3424-2048

TCU aponta risco de corrupção em 38 órgãos federais




Foto: TCU/Divulgação



O relatório será encaminhado à Presidência da República e informados à equipe de transição


Um levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que 38 órgãos e entidades do governo federal "possuem fragilidades nos controles" em escala que considera "alta" e "muito alta". Juntas, as "unidades" somam orçamento anual de R$ 216 bilhões.
O "mapeamento da exposição a riscos" foi feito com auditorias junto a 287 órgãos do Poder Executivo, inclusive empresas estatais, para avaliar a exposição a riscos de desvios e corrupção. A classificação pondera "fatores de riscos" (poder econômico e poder de regulação) com "índices de robustez dos controles".
O documento ainda descreve que das "102 instituições com maiores poderes econômico e de regulação, 70% declararam que não estão implementadas medidas de monitoramento da gestão da ética".
O TCU critica a ausência generalizada de "critérios mínimos e objetivos para indicação de dirigentes" dos órgãos públicos; e aponta que "as estatais de maior poder econômico pouco avançaram no estabelecimento de modelo de dados abertos, de transparência e de accountability [prestação de conta]".
O relatório será encaminhado à Presidência da República e os riscos apontados pelas auditorias do TCU serão comunicados à equipe de transição.

Com informações da Agência Brasil
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial